Entendendo as etapas do CNP
1) Eventos preparatórios
Os CRPs devem realizar eventos preparatórios de outubro de 2015 a março de 2016, mobilizando amplamente as (os) psicólogas (os) por meio de discussões de base, encontros temáticos, mesas redondas, debates online e outros, com o objetivo de favorecer a organização das (os) psicólogas (os), para o levantamento de questões e elaboração de propostas a serem apreciadas e votadas nos Pré-Congressos.
Nos eventos preparatórios não se elegem delegadas (os).
Eventos preparatórios livres
Será possível também a realização de eventos preparatórios livres, organizados pela própria categoria, conforme conceito previsto no Capítulo V – Da Metodologia do Regulamento do 9º CNP , os quais devem fazer parte do calendário oficial de eventos preparatórios a serem divulgados pelos CRPs, devendo, para isso, ser informado ao Conselho Regional de Psicologia até 15 dias antes da data de sua realização.
2) Pré-Congressos (Pré-Coreps)
Os CRPs devem realizar pelo menos um pré-congresso até 10 de abril de 2016 por áreas geográficas definidas no regulamento do Congresso Regional, garantindo ampla participação das (os) psicólogas (os), para:
- Elaboração e aprovação das propostas locais e nacionais sobre o temário previsto para o 9º CNP, atendendo ao critério de obtenção de pelo menos 40% (quarenta por cento) dos votos das (os) psicólogas (os) presentes no pré-congresso respectivo. Só serão consideradas as propostas locais e nacionais discutidas e votadas nos Pré-Congressos;
- Eleição de delegados para o Congresso Regional;
- Deliberações sobre outras proposições de âmbito regional, a serem encaminhadas para os Congressos Regionais.
Pré-Congressos Livres (Pré-Coreps Livres)
Por iniciativa da categoria, poderão ser realizados Pré-Congressos livres, os quais devem constar do conjunto de Pré-Congressos divulgados pelos CRPs. Devendo, para tanto, ser informados ao CRP até dia 15 de fevereiro de 2016, e estar submetido às normas previstas pelo regulamento do CNP e do respectivo COREP.
3) Congressos Regionais – Coreps
A Realização de Congressos Regionais será de 28 de abril a 8 de maio de 2016, para:
- Aprovação de propostas a serem encaminhadas para o 9º CNP;
- Produção de dois cadernos pelos COREPs: um com propostas regionais que deve permanecer no CRP e outro com propostas nacionais a ser enviado à COMORG para sistematização. Para a sistematização das propostas de âmbito nacional, a COMORG deverá convocar relatores regionais.
- Eleição de delegados e suplentes para a etapa nacional do 9º CNP.
- Deliberações finais sobre proposições de âmbito regional.
- Inscrição de chapas para as eleições dos Conselhos Regionais.
Os COREPs serão compostos por delegados eleitos nos Pré-Congressos, realizados conforme definido em Regulamento do Congresso Regional.
Os Congressos Regionais deverão seguir regulamento do CNP.
A participação de convidados nos COREPs deverá estar especificada no regulamento dos Congressos Regionais, observadas as disposições no Artigo 39 do Regulamento do CNP.
Para ser eleito delegado para o COREP, o candidato deverá ter participado do Pré-Congresso que o elegeu.
4) 9º Congresso Nacional de Psicologia – CNP
O 9º CNP é composto pelas (os) delegadas (os) eleitas (os) nos COREPs.
Por região, entendida como área de jurisdição de cada Conselho Regional, serão eleitos 9 (nove) delegados (pelo critério de base fixa) e mais 1 (um) para cada 2.000 (dois mil) ou fração acima de 1.000 (mil) inscritos e ativos no Conselho Regional (atendendo ao critério da proporcionalidade), e suplentes, na proporção de 30% (trinta por cento) do número de delegados eleitos.
Acrescenta-se 1 (um) delegado, até o máximo de 4 (quatro), a cada 25% (vinte e cinco por cento) que exceda o quórum mínimo existente no momento da eleição.
Na delegação do CRP da 20ª Região, devido à vasta abrangência geográfica de sua jurisdição (quatro estados da região norte AC, AM, RO e RR), serão acrescentados dois delegados aos números previstos na tabela abaixo. O CRP- 20 se compromete, por outro lado, a atribuir no mínimo uma vaga para cada uma das 3 (três) seções de base estadual de sua jurisdição, na etapa nacional do 9º CNP.